CLICK

Como poupar quando tem filhos?

30.01.2023
Outros

Saber como poupar quando tem filhos pode ainda ser mais difícil. Anote 5 dicas.


Com a inflação as despesas aumentaram com a alimentação, eletricidade, gás, combustíveis, entre outros produtos, mas para a maioria os rendimentos continuam exatamente iguais ao do pré-período inflacionista. Se tem filhos pode ser ainda mais difícil gerir o dinheiro que tem disponível mensalmente, mas com pequenas mudanças podem acontecer grandes feitos no orçamento familiar.


  1. Poupar na alimentação

Na conta do supermercado a subida dos preços é notória, mas existem algumas medidas que podem minimizar os gastos:

  • Planear as refeições antecipadamente, de modo a saber exatamente o que necessita comprar, evitando os excessos. Ao ter como base este planeamento, faça uma lista de compras e tente segui-la à risca.
  • Para evitar o desperdício, reinvente as refeições com as sobras e congele o que sobrou (quando os pratos o permitirem).
  • Para além de ser positivo para a carteira, também é bom para a saúde, evite comprar sumos, refrigerantes e doces. As crianças vão pedir, mas explique que estes alimentos são para os dias de festa.  Evite também comprar refeições pré-feitas, que são normalmente mais caras e menos saudáveis.
  • Sempre que seja possível dê preferência a marcas brancas e aproveite as campanhas promocionais.

  1. Apostar na literacia financeira

A literacia financeira é algo que pode ser ensinado desde cedo aos seus filhos. A partir dos três anos já pode explicar o que é o dinheiro e a sua importância, o motivo pelo qual devemos evitar gastos supérfluos e porque é essencial poupar. O mais importante é que possa dar o exemplo às crianças para que elas não fiquem confusas com os seus ensinamentos.


  1. Reveja as despesas com a escola

No que respeita à alimentação pese na balança se pretende que o seu filho coma no refeitório da escola ou leve a comida de casa. Neste ponto para além da questão monetária avalie também o tempo que vai gastar e o cansaço que poderá ter na preparação das refeições, porque se a diferença de valor for pequena pode não compensar o esforço. De qualquer forma, pelo menos nos lanches pode ser uma boa aposta levar de casa, não só porque pode escolher opções mais equilibradas em termos nutricionais (não se esqueça de incluir fruta), mas também porque no final do mês vai conseguir poupar bastante dinheiro que seria gasto no bar da escola.

Embora as crianças adorem materiais escolares novos, se for mesmo necessário, existem alguns itens que podem ser aproveitados mesmo que já tenham sido usados como lápis, canetas ou o afia.

É possível também poupar nas atividades extracurriculares, por exemplo, procurando a mesma atividade por um preço mais económico. Se a sua situação financeira estiver mesmo difícil pode conversar com o seu filho e explicar-lhe que será necessário fazer uma pausa e que quando a situação se recompor voltará tudo ao normal.

  1. Vender e comprar produtos em segunda mão

Se tem filhos, em especial pequenos, sabe que as roupas deixam de servir com muita facilidade, mas atualmente existe uma ampla oferta de lojas físicas e online onde pode vender o vestuário e calçado em segunda mão. Nestes locais pode igualmente comprar roupas e sapatos a um preço mais acessível.

Se tiver intenção de comprar roupa nova, aproveite os saldos e promoções, mas antes de avançar estipule o valor que pretende gastar para não ultrapassar os limites aceitáveis do seu orçamento. Em qualquer compra é também importante comparar os preços nas diferentes lojas.

Para além do vestuário, com o crescimento dos filhos algumas mobílias ficam desatualizadas e os brinquedos “esquecidos”. Também neste caso pode tentar vender o que apenas está a ocupar espaço e tentar desta forma obter um rendimento extra.


  1. Renegociar ou transferir o crédito à habitação

Tentar renegociar ou transferir o seu contrato de crédito à habitação pode levar a uma poupança considerável. Converse com os especialistas da MaxFinance que estão sempre disponíveis para o ajudar.

share